Font-Stucked

Share:
by joaoinfante
See also joãoana by joanababo.

Download disabled

The designer of this FontStruction has chosen not to make it available for download from this website by choosing an “All Rights Reserved" license.

Please respect their decision and desist from requesting license changes in the comments.

If you would like to use the FontStruction for a specific project, you may be able to contact the designer directly about obtaining a license.

  • Info:
    Created on 25th April 2011. Last edited on 7th June 2011.
  • License:
  • Categories:
    • -
  • Sets:
    • -
  • Tag:
    • -
  • Fave Tags:
    • -

15 Comments

- nem todas as letras parecem ter a mesma altura de x
- o j poderia ser mais leve e relacionar-se melhor com a descendente do g
- provavelmente resolver a questão do espaçamento entre caracteres
Comment by grupito 27th may 2011
Concordo com "grupito": Não funciona bem como um todo. O "S" parece um 5.
Comment by Pugnus 29th may 2011
Concordo também com o grupito, as letras não tem todas o mesmo tamanho e se foi feito de propósito, deveria ser mais exagerado.
Como o "g" e o "j" não acabam da mesma maneira, da a sensação de ser de outra fonte.
Comment by m4nusk3tch 30th may 2011
boas,
até gosto da forma como fizeram as letras mas não as nivelaram todas pois o b, d, g e h estão mais baixos que por exemplo o a, c, m e n.
Outro aspecto que gostava de realçar é a largura do f comparada com a largura do t, considero que deveriam de estar semelhantes.
(opinião do grupo)
Comment by nrsss10 30th may 2011
A fonte até está bonita, simples, mas devem ter em conta a altura do x porque nem todas as letras têm a mesma linha mediana.
Comment by bruno graça 31st may 2011
Olá a todos:
Em relação à fonte acho que as proporções estão bem trabalhadas. A relação entre o branco e o negro está bem conseguida e os caracteres parecem ter as mesmas dimensões.

Mas, mesmo depois dos comentários dos vossos colegas a fonte ainda revela alguns problemas.
Comment by pedamado 31st may 2011
Gosto da relação "redonda" no interior e "recta no exterior, mas acho que exageraram no pormenor que querem atribuir aos diferentes terminais. Vejam o exemplo do "a" acima:
- nas intersecções ou eliminam o "taper" (exemplo) ou fazem-no mais acentuado (tentei e não consegui...?)
Comment by pedamado 31st may 2011
Os terminais podem ser mais abertos e menos "agressivos". Isto é, a vossa fonte tem os interiores (os olhos/"counters") muito abertos, e sempre que vocês desenham terminais em curva fecham as letras... abram mais as curvas (terminem mais cedo?) e evitem terminar em vértices agudos como no "f" ou no "i"...
Comment by pedamado 31st may 2011
Em relação aos comentários dos vossos colegas.

@grupito: parabéns foram muito pertinentes. Sugestão: liguem as guias do Fontstruct para uniformizar as alturas (comparem a pinta do "i" com a asendente do "f" para perceber.

@pugnus: em cheio. Sugestão: a espinha do "s" precisa ser mais baixa. Atenção à proporção interna do "s". Devem tentar construir uma forma trapezoidal—mais largo na base e mais estrito no topo (ver imagem abaixo).
Comment by pedamado 31st may 2011
Para equilibrar as letras devem sempre usar as letras em contexto. Construam sempre palavras de teste e sempre que possível usemos pares de controlo propostos pela Adobe (vejam os slides da sessão)
Comment by pedamado 31st may 2011
@nrsss10: Bem observado. Entretanto parecem já ter corrigido isso. que tal acham agora?

@bruno graça: Tentem evitar os comentários repetidos. Se realmente acham o mesmo, tentem ilustrar melhor ou acrescentar algo para o comentário se tornar mais produtivo.
Comment by pedamado 31st may 2011
Resposta do grupo a todos os comentários anteriores:
@grupito: já corrigimos o problema da altura do x. tentámos fazer compensação óptica mas como a fonte é toda semelhante em termos de curvas, não resultou da melhor forma. Obrigado pela questão do j e do g. Foi uma grande ajuda e estamos a tentar resolver.
@Pugnus: O s já está diferente do 5. É uma questão muito pertinente mas que não terá grande resolução a não ser a criação de um s que seja substancialmente diferente das outras letras.
@nrsss10: já resolvemos esse pormenor dos t e dos f. Não estava a funcionar mas estamos a tentar aproximar os dois.
@pedamado: Quanto ao taper do a, essa questão foi hoje levantada pelo prof. Álvaro. O que achámos interessante experimentar foi reproduzir esse pormenor sempre que houvesse uma (falando em termos grosseiros) forma redonda que se acoplasse a uma haste, por forma a marcar esta intersecção. A questão do f, também levantada pelo @nrsss10, foi entretanto resolvida; o grupo optou por aproximar mais o f do t, utilizando linguagens idênticas. A pinta do i está propositadamente mais baixa do que a ascendente do f, por acharmos que o primeiro não resulta se tiver a mesma altura do segundo. Entretanto, estamos a tentar resolver problemas de pormenor integrados num conjunto maior e por isso é que há letras que têm um ar 'pouco acabado' dentro do conjunto.
Comment by joaoinfante 31st may 2011
Querem ilustrar as evoluções para se perceber melhor?
Comment by pedamado 31st may 2011
Querem ilustrar as evoluções para se perceber melhor?
Comment by pedamado 31st may 2011
Como reparei que as imagens não se vêem muito bem, coloquei os printscreens originais aqui: http://www.typeforge.net/pedro/fontstruct_screenshots/

Nesta pasta podem encontrar as imagens com comentários às vossas fontstructions e às dos vossos colegas, uma vez que muitas soluções são comuns.
Comment by pedamado 31st may 2011

Also of Interest

GlyphsApp

Get the world’s leading font editor for OSX.

More from the Gallery

Font-Stuckedby joaoinfante
shoplifter1by joaoinfante
Dulcetby intaglio
Carapaceby chr.s
Slabbedask Fat Titlingby arildtorvundolsen
pacific voyageby tortoiseshell
zwiss eYe/FSby elmoyenique
Thornby jinx

From the Blog

News

Gridfolk: Interview with Zephram

News

Heavy Competition Results

News

Heavy Competition

News

Gridfolk: Interview with Jiri Novak